sexta-feira, 8 de maio de 2009

Entrevista ao Delegado Regional do IEFP


A Delegação Regional do Norte do IEFP fica na Rua Ezequiel Campos, perto do Viso, o que nos obrigou a apanhar um comboio, um metro e um autocarro para lá chegar. Com câmara e tripé na mão e acima de tudo com o calor que se fazia sentir, aliado a um comboio completamente cheio e a um metro ainda mais lotado, esta foi uma viagem que parecia nunca mais ter fim.

Chegamos à delegação 1 hora mais cedo do que o combinado. Verificamos a câmara, demos uma vista de olhos ás perguntas que levávamos preparadas e aos temas que queriamos abordar. A faltar meia-hora entrámos no IEFP e aguardámos que nos chamassem. Pouco tempo depois fomos conduzidas até á sala do Delegado Regional, Dr. Avelino de Araújo Leite.

Bastante acessível e sem "papas na língua", o Dr. Avelino nunca fugiu ás questões colocadas, nem mesmo quando os temas eram um pouco mais delicados, o que nos deixou bastante satisfeitas. Bastaram menos de uma dezena de questões para termos assunto para cerca de uma hora de entrevista, que agora será editada para encurtarmos ao máxima o seu tempo de duração. O programa de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), as ilegalidades cometidas pelos desempregados, a falta de qualificação da população portuguesa, o problema cada vez mais crescente do desemprego nos licenciados e a situação delicada da região norte foram alguns dos muitos temas abordados.

Aproveitamos a ocasião para pedir ao sr. delegado autorização para filmar dentro do Centro de Emprego de Braga, pedido que foi aceite imediatamente. Disse-nos que para este tipo de trabalhos académicos não há qualquer tipo de problema em filmarmos nos CE e apenas nos pediu para não filmar ninguém sem antes pedir autorização. Assim sendo, a nossa reportagem no CE pode agora avançar.